TANZÂNIA: SINGULARIDADES, PECULIARIDADES E BIZARRICES

26-05-2018

A Tanzânia, ao contrário de muitos outros países africanos, foi poupada a disputas internas e guerras civis que acabaram por devastar muitos estados africanos. Este aspeto que contribui para alguma estabilidade interna, no entanto, não se traduziu numa prosperidade económica para o país. Embora na última década o país tenha progredido economicamente com taxas de crescimento médio de 6-7 % ao ano, o número de tanzanianos vivendo em extrema pobreza continua a ser muito elevado. As suas principais atividades económicas são a agricultura, indústria e construção, não esquecendo o turismo que está muito associado à diversidade e riqueza das florestas e da vida selvagem.

O atual Presidente, John Magufuli, apelidado de "bulldozer", tem procurado redesenhar a despesa pública, apostando no desenvolvimento, reduzindo significativamente as despesas recorrentes e intensificando os esforços para mobilizar a receita interna.

Os atuais desafios do país a nível de desenvolvimento económico, estão em grande medida associados à criação de um bom clima de investimento em infraestruturas, na agricultura e na "workforce", pois o número de jovens que entra para a força laboral anualmente é primordial para este país que tem aberto também gradualmente as portas para o setor privado.

Nem tudo tem sido pacífico para Magufuli, desde que assumiu a presidência. Ele tem ganho uma reputação controversa, fruto de decisões polémicas. Apesar de receber elogios por sua postura anticorrupção, tem recebido bastantes críticas de grupos ligados aos direitos humanos por causa da forte repressão a quem é dissidente às suas ideias, à oposição e aos media.

A Tanzânia pode até ter um "bulldozer" a comandar o país, com todas as suas excecionalidades, belezas, fraquezas e limitações, mas o que me faz ter mais em linha de conta este país do leste africano, são algumas das suas peculiaridades e excentricidades que pululam e que não está à vista de todos.

A - O Presidente da Tanzânia divulgou o seu salário na TV. Falando em um programa de televisão ao vivo, salientou que o seu salário era de 9 milhões de xelins da Tanzânia (um pouco acima de US $ 4.000).Olha se a moda pega? De salientar que a atual vice-presidente Samia Suluhu foi escolhida por Magufuli e é a primeira mulher a assumir tão alto cargo.

B - "Liemba", anteriormente designado de Graf Von Goetzen, era um navio de guerra alemão, construído em 1913, tendo passado por várias fases, sendo inclusivamente desmontado, até que os ingleses o transformaram em um ferryboat em 1926, sendo essa a função que desempenha até aos nossos dias. Transporta cargas e pessoas (na sua maioria comerciantes) entre Kigoma e Mpulungu na Zâmbia, tendo inclusivamente já sido responsável pelo salvamento de milhares de refugiados. Acaba por ser o grande dinamizador do comércio do lago Tanganica (lago mais largo do mundo), e é uma ligação vital para as pessoas que vivem ao redor da zona dos grandes lagos africanos.

C - Os drones ajudam a combater a malária na Tanzânia. A malária, transmitida por mosquitos é uma das maiores maleitas que tem assolado o continente africano. Milhões de redes mosquiteiras têm sido distribuídas pela região da África subsariana para combater esta doença.

A Universidade de Aberystwyth do País de Gales, em parceria com o programa de Eliminação da Malária de Zanzibar, está a combater a prevenção da malária com o uso de drones para capturar imagens de grandes áreas de águas paradas, usadas pelos mosquitos para se reproduzirem. O principal objetivo é criar mapas precisos de potenciais habitats para que possam ser tratados com larvicidas. Os investigadores também planeiam incorporar as imagens dos drones em smartphones para ajudar as equipas de pulverização de larvicida e ser possível um melhor acompanhamento dos progressos.

D - Em algumas regiões africanas, os albinos são perseguidos e mortos por causa de partes específicas do corpo.

Somente na Tanzânia, pelo menos 75 albinos foram mortos desde 2000. Infelizmente, a sua expectativa de vida é baixa, porque a falta de melanina na pele albina os torna particularmente vulneráveis ao sol de África.

A Amnistia Internacional recentemente destacou que "o comércio macabro também é alimentado pela crença de que ossos de pessoas com albinismo contêm ouro, e outra crença é que o sexo com uma pessoa com albinismo pode curar o HIV". A feitiçaria é reverenciada por muitos nas comunidades rurais. Alguns espalham a crença de que partes do corpo albino podem trazer sorte e fortuna. Alguns albinos escolhem viver em protetorados isolados para se protegerem e também porque os pais têm vergonha de seus filhos.

Há alguns meses, um tribunal da Tanzânia acusou 32 pessoas de assassinato depois que cinco mulheres suspeitas de bruxaria foram espancadas até à morte e os seus corpos queimados. Centenas de bruxas suspeitas são assassinadas no país do leste da África a cada ano.

E- De acordo com um relatório da Human Rights Watch, os trabalhadores domésticos migrantes da Tanzânia em Omã e nos Emirados Árabes Unidos enfrentam jornadas de trabalho excessiva, salários não pagos e abuso físico e sexual. Os abusos incluem espancamentos e exploração de todo o tipo. Alguns dos casos denunciados representam escravidão ou tráfico de mão-de-obra. Esta situação tem sido facilitada principalmente pelas regras abusivas de "patrocínio" de vistos em Omã e nos Emirados Árabes Unidos e pelas lacunas nas leis trabalhistas do governo da Tanzânia.

F - O país designou 25% das suas terras para santuários da vida selvagem e parques nacionais. Está entre as maiores áreas do mundo (a área total é maior que o território Alemão). Recentemente, o maior parque da Tanzânia, o Ruaha, foi considerado um dos 21 melhores lugares para se visitar no mundo pela National Geographic.

G - O Zanzibar tem como seu grande ex libris o cravo-da-índia. A principal exportação deste território é o cravo-da-índia. Também conhecida como a "Spice Island", é a maior produtora de cravo do mundo.

Miguel Verde - Senior Consultant, Professor de Relações Internacionais

Miguel Verde - Senior Consultant
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora